segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

IF Baiano contribui para Modelo de Acessibilidade Virtual do Governo Federal

Lançada em abril deste ano, a Cartilha do Modelo de Acessibilidade em Governo EletrônicoE-Mag – contou com a contribuição de pesquisadores do IF Baiano. Além do IF Baiano, o IFCE e o IFRS participam do Projeto de Acessibilidade Virtual, inicialmente vinculado à Rede Nacional de Pesquisa e Inovação em Tecnologias Digitais, hoje, sob a gerencia do IFRS.

O objetivo é tornar qualquer site do governo federal, aderente as regras de acessbilidade e, por consequencia, acessível a pessoas que tenham qualquer tipo de limitação. Sejam pessoas com deficiência visual, múltipla, paralisia cerebral”, afirmou o pesquisador e Chefe do Núcleo de Governança de Tecnologia do IF Baiano, André Rezende.


André esclarece que o IF Baiano lidera duas ações no Projeto. “A primeira é um software que faz avaliação de acessibilidade de sites, que se chama Ases Web. Está sendo desenvolvido aqui no Instituto. A segunda ação é a criação do selo de acessibilidade do governo federal”, disse. O selo tem a função de indicar o quanto um site é acessível e deve ser lançado a nível nacional, em 2015.


Além da cartilha, os pesquisadores produziram o livro “Acessibilidade e Tecnologia Assistiva: pensando a inclusão sóciodigital de pessoas com necessidades especiais”. “ Esse foi o primeiro livro produzido de forma coletiva, pelos pesquisadores do Projeto de Acessibilidade, tratando de forma bem ampla as questões de acessibilidade física e virtual. Faz o histórico das deficiências e, além disso, traz o apanhado do número de deficientes que existem hoje com base no IBGE”, diz André.

No IF Baiano, existem dois grupos de pesquisa que tratam da temática: Grupos Multidisciplinar de Informática Aplicada (MIA) e o Grupo de Pesquisa em gerações, Territorialidades e Inclusão Digital.

Fotos: Ascom/Reitoria
Saiba mais: 

Projeto de Acessibilidade Virtual lança livro sobre Acessibilidade e Tecnologia Assistiva durante o 2º SAS
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário