quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Professores desenvolvem pesquisas na região costeira da Bahia

Dois projetos de professores do IF Baiano que tratam de pesquisas na área costeira da Bahia foram aprovados pelo CNPq. Um deles trata sobre as questões de solo e paisagens em áreas de preservação no Litoral Norte do estado e o outro, do gerenciamento de áreas costeiras nas Ilhas de Tinharé e Boipeba, além de Parnamar, Pernambuco.

O projeto “Protocolo para o Gerenciamento Costeiro: uma abordagem com base na gestão de praias arenosas em unidades de conservação”, aprovado pela Chamada Nº22/2014 do CNPq, visa o desenvolvimento de atividades recreacionais que coadunem com a conservação do cenário natural. “Com a crescente ocupação da zona costeira e aumento expressivo do turismo, diversos impactos vêm sendo gerados, acarretando prejuízos aos ecossistemas e comprometendo suas qualidades recreacionais, em muitos casos, de maneira irreversível”, disse o coordenador do projeto, José Rodrigues.


Ele esclarece que serão analisados a qualidade recreacional das praias através de indicadores geoambientais e de infraestrutura, bem como os limites ambientais. O serviços ecossistêmicos serão agrupados nas seguintes classes: Serviços de Regulação e/ou Suporte, Serviços de Provisão e Serviços de Informação e Cultura. “O entendimento destes indicadores, resultará em ferramenta para a gestão litorânea, a fim de evitar o comprometimento de seus recursos naturais, auxiliando o planejamento sustentável das atividades turísticas e do próprio desenvolvimento local e regional”, concluiu Rodrigues. 

Já o projeto “Solos e paisagens na área de proteção ambiental – APA – Litoral Norte do Estado da Bahia” foi aprovado pela Chamada Universal - MCTI/CNPq N° 14/2014. O professor Fábio Nunes esclarece que o objetivo é realizar o levantamento dos tipos de solo e relacionar as classes de solo às comunidades vegetais e geomorfológicas, procurando identificar os processos de evolução da paisagem do Litoral Norte da Bahia, entre os cursos dos Rios Pojuca e Imbassaí.

A distribuição dos solos na paisagem, as feições geomorfológicas, os processos pedogenéticos e morfogenéticos, a estrutura e fisionomia da vegetação nos diferentes compartimentos podem ser um indicativo da dinâmica ambiental da zona costeira norte da Bahia. As discussões em torno dessa dinâmica poderão estimular outras pesquisas, bem como servir de base para planos de manejo em unidades de conservação ambiental”, disse Fábio.

Grupos de Pesquisa no IF Baiano que tratam da temática:
- Ciência, Sociedade e Natureza - CSN

Prof. Dr. José Jorge Sousa Carvalho.
Profa. Dra. Rosineide Braz Santos Fonseca.
Profa. Dra. Sayonara Cotrim Sabioni.
Profa. Dra. Ozenice Silva dos Santos.
Prof. Ms. Perimar Espírito Santo de Moura.
Prof. Ms. Gileno Santos Moreira.
Angela Andrade Calhau – Graduação em Geografia.
Vanessa Teixeira de Matos – Graduação em Geografia.
Rute dos Santos Guimarães – Graduação em Geografia.
Uilson Barbosa Oliveira – Graduação em Geografia.
Lays de Jesus Santos – Graduação em Biologia.
Lucio da Cunha Oliveira – Graduação em Zootecnia.
Caio Lagrota Ribeiro – Graduação em Administração.
Daniela Espirito Santo do Nascimento – Graduação em Oceanografia.
David Lann Freire de Jesus – Ensino Médio Profissionalizante.

- Grupo Paranoá

Profa. Dra. Joana Fidelis da Paixão – IF Baiano.
Profa. Ms. Ariadna da Silva Bandeira – UNEB.
Dra. Cássia Regina Elias Onofre – Técnica.
Profa. Dra. Iracema Reimão Silva – UFBA.
Carla Isobel Elliff – Mestrado.
Gerson Fernandino de Andrade Neto - Doutorado
Angela Andrade Calhau – Graduação em Geografia.
Vanessa Teixeira de Matos – Graduação em Geografia.
Lays de Jesus Santos – Graduação em Biologia.

Fotos: Jorge Galvão Freitas e Aquivo Pessoal de Fábio Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário