quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

IF Baiano tem Dinter aprovado pela Capes



No fim de novembro, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) recebe a notícia de aprovação do doutorado interinstitucional em Ciências Agrárias pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
 
O projeto que será desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) (instituição promotora) tem a previsão de ofertar dez vagas para servidores do IF Baiano (instituição receptora) com início das aulas para o primeiro semestre de 2015 (segundo calendário acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias da UFRB).


Em entrevista à equipe do Bem Baiano, Gessionei Santana, professor e coordenador geral de pós-graduação, conta como aconteceu o processo até a aprovação. Ele comenta sobre a mobilização feita pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propes) para fazer o levantamento de demandas por qualificação (mestrado e doutorado) dos servidores da instituição e da participação dos servidores do Campus Valença na construção deste momento.

Bem Baiano - Por que a escolha pelo doutorado nesta área? Como a pós-graduação se beneficia com profissionais qualificados nessa área?

Prof. Dr. Gessionei Santana em entrevista ao Bem Baiano
Gessionei Santana - Importa frisar que não foi uma escolha da Propes, mas, sim, um desfecho bem-sucedido de uma demanda apresentada por servidores do IF Baiano.
A pós-graduação é diretamente beneficiada com o crescimento do nível de formação/qualificação acadêmica do corpo docente da sua instituição. Obviamente que o potencial e o sucesso de uma pós-graduação não dependem exclusivamente do nível de de formação/qualificação acadêmica do corpo docente da sua instituição, mas, passa por esse quesito também; inclusive é um dos quesitos considerados pela Capes quando da apreciação dos projetos de curso a ela submetidos.
Ademais, em tese, o potencial para orientação, desenvolvimento de pesquisas e ministração de aulas, em cursos de pós-graduação, crescem à medida em que o nível de formação/qualificação acadêmica do corpo docente da instituição cresce.

Bem Baiano - Qual foi o papel dos servidores do Campus Valença nesse processo?

Gessionei Santana - Um apoio expressivo que, talvez, sem o mesmo, a proposta não fosse viabilizada. Quando do lançamento do Edital da CAPES nº 23/2014, os servidores do IF Baiano – Campus Valença já vinham dialogando com a UFRB com vistas à viabilização desta parceria. E esse diálogo não só permaneceu, como aprofundou, sendo preponderante no tocante à construção do projeto que foi submetido à CAPES.

Bem Baiano - Na prática, como acontecerá essa parceria com a UFRB? O que o IF Baiano oferta nessa parceria?

Gessionei Santana - O ponto de partida foi a construção, a submissão e a aprovação do projeto junto à Capes. Uma vez aprovado o projeto, agora é desenvolvê-lo, mediante à oferta do curso, nos moldes de doutorado interinstitucional (DINTER), que pressupõe a ocorrência do curso, em boa parte nas dependências da instituição receptora e, uma menor parte, nas dependências da instituição promotora. O IF Baiano disponibilizará suas dependências prediais, laboratoriais, bibliotecárias, de internet, etc, e buscará apoio das agências de fomento à Pós-Graduação com vistas ao financiamento do projeto.

Bem Baiano - Após a fase de aprovação pela Capes, quais são as próximas etapas no processo?

Gessionei Santana - Agora é basicamente dialogar com a UFRB no sentido de alinhar o processo e a logística de desenvolvimento do curso, de modo a harmonizar as atribuições dos docentes da instituição promotora, a UFRB, e da instituição receptora, o IF Baiano. Por exemplo, definir a periodicidade e o local de ocorrência dos encontros; planejar a inserção/participação de docentes doutores do IF Baiano nos comitês de orientação dos servidores do IF Baiano que farão o curso; planejar, na medida do possível, o desenvolvimento das pesquisas voltadas para os projetos de teses dos servidores do IF Baiano que farão o curso nos campi do IF Baiano; entre outras ações.

Atuais parcerias: Um Dinter em andamento, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na área de Educação Especial. Agora, com a aprovação do projeto de DINTER em Ciências Agrárias, em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), passará a dispor, enquanto instituição receptora, de dois doutorados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário