quarta-feira, 25 de março de 2015

Estudante cria jogos para ensino de química

Imagine aprender brincando? E que tal aprender química jogando dominó? Isto é possível através do projeto desenvolvido pelo estudante Mateus Pereira, do curso Técnico em Agropecuária, do Campus Santa Inês. Ele desenvolveu dois jogos para facilitar a compreensão e o ensino da química: o Dominó da Química, relacionando os elementos da tabela periódica e o Stop Químico, com as funções inorgânicas.

O projeto foi orientado pelo professor Everaldo dos Santos, que percebeu a necessidade de tornar a química mais divertida. “A partir de pesquisas relacionadas às metodologias inovadoras para o aprendizado de ciências, encontramos esta linha de pesquisa: 'o uso de jogos para o ensino'. Adaptamos para área de Química e percebemos que essa ferramenta é promissora, pois possibilita uma grande diversidade de jogos que podem ser interessantes para auxiliar os alunos”, disse.

Além de aplicar no Campus, Everaldo e Mateus ainda pretendem divulgar o projeto, através de demonstrações, para algumas escolas da Rede Pública nas cidades no entorno do Campus Santa Inês. “A partir da aplicação dos jogos, podemos perceber que os alunos começaram a criar uma certa afinidade e mais interesse com a disciplina. Após a realização do projeto, ficou claro que sempre vai existir um meio de facilitar o complicado, basta um pouco de dedicação”, disse Mateus.

A iniciativa foi fomentada pelo Programa de Incentivo à Aprendizagem (PINA) realizado no Campus, que possibilita ao estudante, em situação de vulnerabilidade social, o envolvimento com a pesquisa e aprendizagem. Os estudantes recebem uma bolsa de meio salário mínimo durante os cinco meses de execução do projeto. São dez horas semanais dedicadas ao desenvolvimento de iniciativas para Incentivo à Aprendizagem. Ao todo, 20 estudantes do Campus já passaram pelo PINA. “Os 20 projetos do PINA são todos interessantes e os resultados são maravilhosos”, disse Nívia Costa, assistente social, que teve a ideia de implantar o Programa. Nesta semana, no encerramento desta etapa do Pina, os estudantes apresentaram um relatório e um banner com os resultados dos seus projetos, além de receberem certificado. 

Fotos: Mateus Pereira

Um comentário: