quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Bom Jesus da Lapa cria grupo de teatro e estreita relacionamento com comunidade



 Créditos: Cyntia/Layane
Que tal se expressar por meio da arte? 23 participantes, entre estudantes e comunidade externa, participam do Grupo Teatral Sertão em Cores do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) / Campus Bom Jesus da Lapa. “Faz parte de um anseio histórico do campus que é criar um espaço de integração na perspectiva de se pensar a linguagem artística como uma facilitadora do processo de ensino-aprendizagem”, afirma Junio Batista, coordenador do grupo. 

Com início da formação em novembro, o grupo de teatro tem a proposta de retratar temas sobre o cotidiano cultural do Território de Identidade Velho Chico e trabalhar aspectos de nossa realidade social e temas conflitantes do cotidiano. “Resgatando aspectos do modo sertanejo de ser de nosso povo, da religiosidade e de suas tradições”, ressalta Junio.


 Créditos: Cyntia/Layane
O coordenador explica que o grupo serve como instrumento de motivação para contribuir com a dinamização do currículo escolar. “Constitui-se num dos tantos processos que contribuem para reduzir os índices de evasão e abandono na medida em que oferece aos estudantes novas alternativas de aprendizagem no espaço escolar”, diz.

No momento, eles se preparam para a peça Roque Bravo que será apresentada no especial de fim de ano, em 18 de dezembro, no Campus Bom Jesus da Lapa. “Para 2016, cogita-se a realização de diversas apresentações que vão desde peças de teatro a recitais poéticos e danças”, finaliza.

 Créditos: Cyntia/Layane
Projeto: Vinculado ao PINA – Programa de Incentivo à Aprendizagem do campus
Monitores bolsistas: Mariana Araújo de Sales (estudante do curso técnico em agricultura) e Leandra de Jesus da Silva (estudante do curso técnico em informática).

Fotografia: Acervo do Grupo Teatral Sertão em Cores/ Créditos: Cyntia/Layane

Nenhum comentário:

Postar um comentário