sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Muitos sabores e aprendizado no Sul da Bahia




Dentro da programação do último trimestre, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Uruçuca realizou sua “I Mostra de Gastronomia e Workshop Sabores do Brasil”. “Uma atividade interdisciplinar que resume os conteúdos ministrados nas disciplinas do período, reforçando os princípios do ensino, pesquisa e extensão”, destacou Fernanda Castro, uma das organizadoras da Mostra.

Na proposta do grupo, o evento se propôs a seguir os eixos temáticos e os quatro pilares da Educação descritos pela Unesco (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization): “aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser”, afirmou Castro. “Pode-se perceber e avaliar o potencial e as dificuldades de aprendizagem dos alunos em caráter não-formal e não-pontual”, disse.


Organizada pelo curso gestão de turismo e pelo Centro Acadêmico de Turismo Jorge Amado com as participações dos cursos de alimentos, agroecologia, guia de turismo e das coordenações de pesquisa e extensão, abordou-se o tema “Desvendando a Gastronomia Brasileira” por meio de mesas-redondas, palestras, oficinas e minicursos.

Segunda Fernanda, a ideia surgiu “a partir da percepção de que o Brasil tem um vasto repertório culinário - reflexo da sua colonização com influências de negros, índios e europeus que resulta em uma gastronomia ímpar, porém pouco explorada enquanto objeto de estudo”, pontuou. “É apresentar a gastronomia brasileira como elemento identitário de um povo e analisar os reflexos desta cultura na Costa do Cacau e em Uruçuca”, frisou.

Assim, durante os dias 11 e 13 de novembro, estudantes puderam colocar em prática a organização de um evento; apresentar as pesquisas sobre gastronomia; trabalhar técnicas de relações interpessoais, negociação e marketing; exercitar a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade; aprimorar a visão sobre as necessidades e as responsabilidades da atividade turística.

Na perspectiva da organização, os participantes ficaram satisfeitos, especialmente porque o evento contou com a contemplação de várias áreas de conhecimento, a parte lúdica da peça "O Cozinheiro do Rei" (apresentada pelos estudantes do 2º ano do curso técnico integrado em guia de turismo) e a degustação de pratos regionais. “As principais dúvidas foram sobre o exercício profissional e o mercado de trabalho. Na ocasião, eles questionaram muito sobre a prática em restaurantes, hotéis e demais estabelecimentos gastronômicos”, pontuou a professora.

    A proposta, enquanto atividade de extensão no âmbito do IF Baiano, é entendida como prática acadêmica que interliga as atividades de ensino e de pesquisa com as demandas dos diversos segmentos da sociedade, estabelecendo uma relação dialógica entre os saberes acadêmicos
    e os saberes populares”
    - Fernanda Castro, professor do curso de gestão de turismo - 

     
    Em números:
    Equipe de trabalho: 21 integrantes (entre estudantes e servidores)
    Participantes: 250 pessoas (estudantes e professores de escolas e universidades da região e dos Campi Catu e Guanambi)
    Doação: 80kg de alimentos doados à Casa do Idoso (Uruçuca)


    Fotografia: Acervo pessoal da Comissão Organizadora

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário