sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Idiomas estrangeiros: oportunidade de ampliar atuação do IF Baiano


Aula inaugural do E-Tec/2014
Fim de ano e, entre os balanços de 2015 para amplificar a participação do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) em outras localidades, o aprendizado de idiomas está como principal passagem para essa conquista. Aqui, em funcionamento, estão o Programa Idiomas Sem Fronteiras (IsF) que aplica o TOEFL/TOEIC e o E-Tec Idiomas.

“O ensino de idiomas internacionais é de suma importância para o Instituto; um vez que o domínio de uma língua estrangeira, especialmente Inglês, é o passaporte para os diversos programas de capacitação internacional que são ofertados pelo MEC – Ministério da Educação e organizações internacionais”, afirma Luiz Pacheco, coordenador do Programa na instituição.


Aula inaugural do E-Tec/2014
No caso do E-Tec Idiomas, ofertado pela modalidade EaD, o Instituto entrou no segundo ano de oferta para os públicos interno e externo. Com turmas compostas por 30 estudantes, os cursos de Inglês e Espanhol são disponibilizados pelos polos de EaD, contam com instrutores da instituição e de fora e seguem os padrões europeus (dividido em módulos - 200 horas cada um). Pela metodologia, em complementação ao virtual que conta com materiais textuais e audiovisuais e tutor, há encontros presenciais com a presença também de um tutor.
Aplicação do teste TOEFL em Guanambi / 2015

Com as primeiras turmas encerradas oficialmente em junho de 2015, existe a expectativa de oferta de novas no nível 2 em 2016, ou seja, disponíveis para os estudantes que concluíram o nível 1. Para Hildete Andrade (IF Baiano/Reitoria/DGP/Coasq), estudante de Espanhol, o curso foi bastante interessante e uma oportunidade de ter contato com outra língua. “Não conhecia nada. Hoje, tenho uma introdução. A gente consegue ler artigos em outra língua para saber atividades similares às nossas em outros países; com ressalva, claro, da legislação”, diz.

Como experiência (E-Tec Idiomas), Cayo Pabllo Santana, diretor de Educação a Distância, afirma que foi positivo e teve uma boa aceitação pelo público. “Conseguimos atrair um novo público para a instituição (comunidade externa) que começa a perceber o Instituto se diversificando nas suas variáveis de ensino (temos cursos técnicos, graduações, pós-graduações; agora, temos os cursos de formação inicial e continuada). Isso está agregando mais valor à instituição. Percebemos que a comunidade almeja essas capacitações”, afirma.

Segundo Santana, o E-Tec tem um grande significado para a instituição porque foram os primeiros cursos de oferta própria nessa modalidade EaD. “Até, então, em parceria com o Paraná (IFPR), os cursos não eram produzidos (dávamos o suporte aos cursos deles)”, destaca o diretor. A partir disso, a área lançou seu primeiro curso técnico, como oferta própria, em secretaria escolar pelo Programa Profuncionário este ano, além de almejar, em 2016, o lançamento do curso técnico em manutenção e suporte em informática. Dos dez campi, oito possuem curso de informática. Nós podemos, através desse curso, utilizar nossa mão de obra qualificada dentro da nossa expertise”, explica.

Para Igor Peneluc, chefe do Núcleo de Relações Internacionais (Nurinter), é imprescindível que servidores e estudantes estejam capacitados em uma língua estrangeira para participarem mais dos Programas (governamentais) e o Instituto amplie sua imagem para o Brasil e o mundo – tendência cada vez maior dos Institutos Federais”, finaliza. 

Leia mais:


Fotografia: Acervo IF Baiano/Reitoria/Comunicação / Acervo Coordenação TOEFL

Nenhum comentário:

Postar um comentário