segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

IF Baiano realiza parceria com instituições para a área de saúde do servidor



Agora, em dezembro, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) fez uma cooperação técnica com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para o fortalecimento da unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), através da execução de ações e atividades de prevenção aos agravos, promoção e acompanhamento da saúde de servidores e perícia oficial, durante o período de quatro anos.


Para a garantia da execução da Política de Atenção à Saúde do Servidor (PASS) que prevê parcerias entre instituições para a viabilidade de equipe mínima multidisciplinar, o Instituto objetiva ampliar seu número de profissionais para atingir um maior número de servidores nas cidades dos campi presentes em 11 cidades e/ou nas localidades mais próximas. “A Funasa tem sede em Juazeiro que fica próximo a Senhor do Bonfim. Um dia a gente vai conseguir o próprio local”, afirma Hildete Andrade, coordenadora de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida (Coasq).

Com a parceria, o IF Baiano será responsável por gerenciar as equipes de trabalho, pois é unidade gestora do SIASS. Em princípio, terá psiquiatra, médico de segurança do trabalho e técnico em administração, além de mais médicos, psicólogos e assistentes sociais. Para essa saída de instituição partícipe para gestora, o grupo da Coasq participou de treinamentos seja através dos encontros promovidos pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e das palestras transmitidas pela extinta TV SIASS. 
 
Na prática, as atividades tenderão a ganhar maior celeridade, segundo Hildete, porque terão mais profissionais para avaliarem os processos (pedidos de remoção por motivo de saúde, por exemplo) e ainda médicos com maior disponibilidade para viagens. Hildete informa que, com essa Cooperação e os resultados da pesquisa de saúde, espera-se a ampliação dos projetos de promoção à saúde. “O foco é ir para o sul da Bahia, escolher quem está mais critico de distância”, declara.

Parcerias – Desde 2013, o IF Baiano é parceiro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) como partícipe. “A gente precisava interiorizar. A UFBA não poderia entrar nesse jogo com mesmo ímpeto, mesmo desejo que o IF Baiano faria. A gente faria como algo imprescindível (é imprescindível a interiorização), a UFBA como algo importante”, destaca a coordenadora. 

A gente está lidando com algo muito sensível que altera muito a vida do servidor. Muitas vezes, a gente tem o fardo de negar um pedido para alguém que está em seu momento mais frágil. Mas, a gente tem que ter o olhar dentro da técnica o que é possível”
- Hildete Andrade, Coasq -
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário