segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Educação ambiental: proximidade e interação na Região de Bom Jesus da Lapa


Área de Instalação do Viveiro
Em 2015, entre tantas ações do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), o Campus Bom Jesus da Lapa começou a realização do projeto “Educação Ambiental: uma possibilidade de ampliar as interações entre IF Baiano e escolas municipais de Bom Jesus da Lapa e Serra do Ramalho”. A necessidade de que sejam construídas interações benéficas entre seres humanos e meio ambiente, sobretudo para a preservação do nosso Rio São Francisco que ainda corre com vida e beleza”, comentou Junio Batista, membro da equipe executora, sobre o principal aprendizado vindo com o início da atividade.


Pelo Projeto, as duas comunidades contempladas (escolhidas pelo critério de proximidade ao campus e do envolvimento com a temática) receberão a equipe até abril de 2016 (início no mês de novembro) com previsão de três encontros por estabelecimento de ensino. Entre algumas atividades, exibições de curtas-metragens do projeto “Circuito Tela Verde” para estudantes e professores das escolas e plantio de mudas nas áreas degradadas próximas ao Rio São Francisco.

O projeto de Extensão, vinculado ao Programa de Incentivo à Aprendizagem (PINA), tem a proposta de levar às comunidades ribeirinhas o fortalecimento das práticas em educação ambiental com disseminação de novos valores e uma proposta de mudança em hábitos de consumo e utilização de recursos naturais; o fortalecimento da parceria entre o IF Baiano e as comunidades/escolas participantes do projeto; a formação de disseminadores de práticas ambientalmente sustentáveis de proteção/conservação dos recursos naturais; a contribuição com o processo de reflorestamento de áreas degradadas nos leitos do rio sobretudo as próximas às comunidades.

Além do conhecimento adquirido por todos os envolvidos, “Educação Ambiental” também pretende distribuir, posteriormente, a produção de mudas nas comunidades para reflorestamento das margens do Rio São Francisco e arborização de vias públicas. “Semanalmente, os bolsistas dedicam dez horas para ajudar nas atividades de manutenção do viveiro, que é um espaço de aprendizado, experimentação e integração”, destacou Junio.

Viveiro em implantação
Para os estudantes, esse trabalho os mobiliza porque podem mostrar a importância do meio ambiente e também ajudar o Velho Chico. “O meio ambiente é um bem muito importante. Irá me ajudar a ter uma consciência crítica para que possa oferecer soluções, (muitas pessoas acham impossíveis) e elevar a consciência das pessoas”, disse a estudante e bolsista, Jeisiane Oliveira. “Leva-nos a uma  aquisição de conhecimento empírico de pessoas que possuem saberes adquiridos ao longo de sua trajetória, possibilitando no futuro a ampliação e a potencialização do projeto Educação Ambiental e Sustentabilidade nas Escolas como também o surgimento de novos projetos na área”, destacou o estudante e bolsista, André Silva.

Segundo a equipe de trabalho, as experiências e o aprendizado têm despertado o interesse de associações locais e, além disso, servirão de fonte inspiradora para a produção de artigos científicos e socialização no evento previsto, para o próximo ano, “O Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão” que acontecerá no campus


Temos percebido uma elevação no nível de consciência das comunidades no que se refere à necessidade de fortalecimento de práticas sustentáveis e de conservação dos recursos naturais”

-Junio Batista-

 
Atividade no viveiro

Equipe de trabalho:

João Paulo Souza dos Santos – Servidor TAE/Coordenação do Projeto

Junio Batista Custódio - Servidor TAE/Equipe Executora

Rodrigo Neves Araújo - Servidor TAE/Equipe Executora

André Lopes da Silva – Discente/Bolsista

Jeisiane da Silva Oliveira – Discente/Bolsista

Patrícia Abadia Galvão – Discente/Voluntária


Somos capazes de fazer algo para mudar o nosso ambiente, de ter o contato com a terra, de plantar as sementes e 'ver uma vida nascer'”

- André Silva, estudante -




Circuito Tela Verde: O Projeto tem vídeos com temáticas socioambientais de teor crítico, tais como: resíduos sólidos, consumo sustentável, biodiversidade, populações tradicionais, mudanças climáticas, entre outros.

Distribuídos para espaços exibidores em todo o país, ele é vinculado à Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental - SAIC do Ministério do Meio Ambiente – MMA realizado em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. 
 

Sementes captadas


Futuramente, irei repassar toda essa experiência e ajudar profissionalmente ao nosso município até na construção de um ambiente mais feliz”

- Jeisiane Oliveira, estudante - 
 


 Fotografia: André Lopes / Junio Batista


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