segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Campus Bom Jesus da Lapa: inclusão digital e autonomia para a comunidade


Os alunos que participaram saíram do minicurso relatando mais confiança para executarem as tarefas realizadas”, relatou Ana Cláudia Souza, coordenadora do Projeto Velho Chico Digital que iniciou suas atividades, em dezembro, no Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Bom Jesus da Lapa.


Com o desafio de melhorar a qualidade de vida e inserir o estudante do campus no mundo tecnológico, o Projeto começou com a oferta do minicurso “Manipulação de pastas e arquivos” cujo objetivo era “ensinar ao participante como criar, copiar, recortar, colar e localizar pastas e arquivos, além de dar dicas de como utilizar corretamente o pendrive”, explicou Souza.

A professora disse que notava a dificuldade de muitos estudantes em lidar com a tecnologia e, em alguns casos, gerava até evasão. “Alguns alunos chegam sem conhecer o computador e, em uma turma com quarenta alunos, nem sempre o professor consegue atender as demandas mais simples. O que leva ao aluno, que não tem conhecimentos básicos, ficar de certa forma perdido e desestimulado”, explicou Ana.

Por isso, através do Programa de Incentivo a Aprendizagem (PINA), teve a ideia de ofertar capacitação e assessoramento no uso de ferramentas digitais computacionais por meio de acesso a laboratório de informática com a devida assistência; uso correto de equipamentos computacionais, acessórios periféricos (a exemplo do pendrive) e sistemas operacionais Windows 7 e Ubuntu; promoção de minicursos.

Segundo Ana Cláudia, Bom Jesus da Lapa é uma região com muita diversidade sociocultural. “Encontramos indivíduos com total acesso a novas tecnologias e, ao mesmo tempo, nos deparamos com aqueles que não possuem luz elétrica em suas residências”, falou. Assim, nesse primeiro momento, o minicurso atendeu apenas a comunidade interna (estudantes dos cursos técnico em agricultura - subsequente e informática - subsequente; engenharia agronômica - bacharelado; inovação social com ênfase em agroecologia e economia solidária - especialização; assistente administrativo - Pronatec e agricultor orgânico - Pronatec).

Existe uma expectativa de, no próximo ano, abranger comunidades do Território Velho Chico, além de ampliar a oferta de minicursos para "Como construir seu relatório de estágio" e "Como construir uma planilha de controle de gastos". 
 
O principal impacto será o aluno conseguir armazenar seus trabalhos,

estudar com o material passado e construído em sala”

- Ana Cláudia, professora -

Conteúdo programático:

  • Identificação das partes do computador;
  • Localização de programas, pastas e arquivos;
  • Utilização de mouse, teclado e atalhos;
  • Criação, cópia, movimentação, renomeação e remoção de pastas e arquivos;
  • Compactação e descompactação de arquivos;
  • Utilização de pendrives.



Equipe:


Ana Cláudia Souza (coordenadora do Projeto) - Professora EBTT – Informática e coordenadora do curso técnico em informática (modalidade subsequente)

Érica e João Paulo (bolsistas)



Fotografia: Roberto de Carvalho Ferreira


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