quinta-feira, 31 de outubro de 2013

IF Baiano estimula a pesquisa no Ensino Médio

As participações de alunos do Ensino Médio em eventos científicos vem ganhando destaque. Iniciativas como o Ciência Itinerante e o Programa de Bolsas de Iniciação Júnior em Extensão e Pesquisa têm fomentado a atuação dos estudantes em eventos de cunho nacional e internacional. Neste mês, os estudantes participaram da 28ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), no Rio Grande do Sul, e da Semana Nacional de Tecnologia, em Brasília.

Para o professores Társio Cavalcante e Cayo de Jesus, os eventos permitem vislumbrar pesquisas e culturas diferentes. Através da pesquisa os alunos obtém uma visão de mundo que extrapola a sala de aula. Essa experiência os aproxima de um novo mundo com o qual normalmente não estão habituados”. Eles acrescentam que, no Ensino Superior, a pesquisa não será mais uma novidade, mas poderá ser aprimorada, refinada.

Para os estudantes Ralf Silva, Manassés Fernandes e Jeferson de Jesus, a Mostra possibilitou a eles expor o “Felpo: protótipo de robô móvel autossustentável para incentivo à interdisciplinaridade e à prática lúdica docente”. Eles afirmam que “com o desenvolvimento do trabalho científico foi possível aprimorar habilidades e se aprofundar cada vez mais no conhecimento que é construído e aprimorado a medida que o projeto é desenvolvido”.

Os professores esclarecem que, além de fomentar interdisciplinaridade, um dos resultados do projeto Felpo é a disseminação do uso da robótica educacional, através de oficinas que estimulam os professores a utilizarem a robótica uma ferramenta. “Os docentes puderam perceber que a robótica educacional não participa apenas do mundo das ciências exatas e que com criatividade pode ser utilizada nas mais diversas áreas do conhecimento”, conta os professores.

Premiação Os estudantes Amando Santos Neto, Daniel Dias e Gabriel Dias, do curso Técnico em Agropecuária, concorreram com jovens de mais de vinte países e ganharam o terceiro lugar na categoria Ciências Sociais, durante a 28ª Mostratec.

Os estudantes, que são bolsistas do Programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH – Petrobrás), receberam também como premiação o direito de representar o Brasil na Milset América Latina (International Movement for Leisure Activities in Science and Technology), no ano que vem, em Medelim, Colômbia. (Confira matéria no site do IF Baiano)

Temos a possibilidade de já inserir os estudantes na academia com experiência em pesquisa. O estudante que faz pesquisa é capaz de construir o seu próprio conhecimento, não tem no professor a fonte do conhecimento, mas assim aquele que o estimular a buscar, a produzir, a criar”, afirma o professor Marcelo Oliveira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário