quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Coro Baiano Encanto faz participação especial no 39º Festival de Música Popular de Ibotirama

O grupo Coro Baiano Encanto surgiu a partir de um projeto de extensão elaborado pelo servidor, Vasni Filho, com o objetivo de desenvolver habilidades musicais através do canto coral com estudantes, servidores e terceirizados do Campus Bom Jesus da Lapa. Com apresentações internas no campus, o grupo foi ganhando visibilidade e, a convite da Secretaria de Cultura do Município de Ibotirama, participou pela primeira vez do 39º Festival de Música Popular de Ibotirama em que se apresentaram no mês de julho com um repertório de MPB.


Em entrevista ao Bem Baiano, o fundador e coordenador do projeto, Vasni Filho, contou mais sobre a participação do Coro Baiano Encanto no evento.


Bem Baiano: O Coro Baiano Encanto é formado apenas por alunos do campus?
Vasni Filho: Não. O coro é formado em sua maioria por alunos, mas também por servidores do campus e comunidade externa.

Bem Baiano: Como foi o convite da Secretaria de Cultura do Município de Ibotirama e como eles chegaram até vocês? 
Vasni Filho: O Baiano Encanto fez uma apresentação na aula inaugural do curso de pós-graduação em Inovação Social, no Campus Lapa, e neste evento, estava uma pessoa ligada à Secretaria de Cultura de Ibotirama. Em seguida, nosso coordenador de ensino recebeu um e-mail do secretário de cultura, convidando o grupo para uma participação especial no evento. 

Bem Baiano: Como foi para os participantes do coro essa apresentação desse porte?
Vasni Filho: Com certeza, foi uma experiência significativa na vida de cada componente do coro. Foi a nossa primeira viagem como grupo, realizando uma apresentação para um grande público, diferente do que estávamos acostumados e ainda num evento artístico tão relevante em nossa região. Certamente, foi uma grande realização para o Baiano Encanto. 



Em depoimento, a professora Ana Cláudia Martins, corista do Coro Baiano Encanto, ressaltou a relevância da apresentação para os integrantes do grupo e para a instituição:

"O convite, recebido pelo Coro Baiano Encanto para participação no 39º Festival de Música Popular de Ibotirama, fomentou uma oportunidade ímpar de exposição do Coro às cidades circunvizinhas e à, Bom Jesus da Lapa. A oportunidade de participar de um festival formado por compositores e cantores locais possibilita a inserção do Coro Baiano Encanto e, por consequência, do Instituto Federal Baiano - Campus Bom Jesus da Lapa no contexto cultural local. Nós, membros do Baiano Encanto, nos sentimos valorizados e honrados em fazer parte desse momento."


Fotografia: Acervo pessoal de servidores/Bom Jesus da Lapa


Nenhum comentário:

Postar um comentário