terça-feira, 18 de agosto de 2015

Professora fala sobre a importância de participação no X Connepi


Entre os dias 30 de novembro a 03 de dezembro, os Institutos Federais do Norte e Nordeste estarão reunidos, no Acre, para a 10ª edição do Connepi. O evento, promovido pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede EPT) e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec), visa difundir conhecimentos além das fronteiras acadêmicas, levando para o cotidiano dos brasileiros e dos setores de produção a aplicação das pesquisas desenvolvidas pelos Institutos Federais.

Nesta entrevista, a professora e coordenadora Geral de Inovação Tecnológica do IF Baiano, Juliana Alves, fala sobre a abrangência do Congresso e sua importância para formação dos pesquisadores da Rede Federal.


Bem Baiano - Qual a importância para o IF Baiano em participar do Connepi? O que traz de retorno para instituição e para professores, técnicos e estudantes que participam?

Juliana Alves - O Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação constitui-se como o principal evento acadêmico-científico-cultural da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Este evento tem como principal objetivo a promoção da consolidação de ações voltadas ao desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação. Desta forma, a participação no Connepi é estratégica para o Instituto Federal Baiano e, consequentemente, para toda comunidade acadêmica, por possibilitar que o Instituto alcance os objetivos estabelecidos na Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008, no que diz respeito ao fomento para realização de pesquisas aplicadas, estímulo ao desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, e ao desenvolvimento de atividades de extensão.

Bem Baiano - O que essa participação agrega à formação do pesquisador? O que contribui para o desenvolvimento da Pesquisa no Instituto?

Juliana Alves - A partir de uma visão multidisciplinar, o Connepi visa prover aos seus participantes um ambiente propicio para a disseminação e socialização dos conhecimentos obtidos no desenvolvimento de inúmeras pesquisas e ideias inovadoras, configurando-se, desta forma, como um evento de notória relevância no que se refere à complementação da formação dos pesquisadores a partir da produção de novos conhecimentos e tecnologias, que visem o desenvolvimento regional, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste.
Acredito que o evento caracteriza-se como uma real oportunidade para estimular o desenvolvimento tanto da pesquisa aplicada, quanto da produção cultural e empreendedorismo no âmbito do Instituto, pois a importância do Connepi para o desenvolvimento e consolidação de atividades que envolvam a pesquisa e a inovação é reconhecida por toda a Rede Federal de Ensino, pesquisadores de instituições de ensino privadas, além de empresas empreendedores individuais, sendo que o alcance deste Congresso vai além dos muros da educação e do fazer científico, já que os resultados de grande parte das pesquisas apresentadas no evento interferem diretamente no setor produtivo do Brasil, bem como na vida do cidadão brasileiro.

Bem Baiano - De que forma a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação vem estimulando esta participação?

Juliana Alves - A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação é responsável pelo gerenciamento de todas as ações relativas à participação do IF Baiano no Connepi, dentre as quais, pode-se destacar: a divulgação do evento nos Campi; a organização da comitiva dos representantes do IF Baiano, a qual contempla discentes e servidores; disponibilização de recursos para custear despesas com transporte, alojamento e alimentação e; o lançamento de chamada interna com vistas a seleção de produtos, protótipos, processos ou serviços de caráter tecnológico e inovador que serão expostos na Mostra Tecnológica [Inscrições até 20 de agosto]


Bem Baiano - Qual o impacto que a participação em eventos científicos traz para o desenvolvimento dos estudantes?

Juliana Alves – [Os eventos científicos] permitem que os discentes se integrem a comunidade acadêmica e profissional por meio da realização de atividades de caráter científico, tecnológico, profissional, político e cultural. Além da integração acadêmica, esses eventos permitem que os discentes tenham acesso a produtos e tecnologias que podem servir de base para o desenvolvimento de inovações por parte dos mesmos.

Bem Baiano - Que tipos de trabalhos o IF Baiano tem para mostrar nestes eventos, especialmente, considerando o tema "Inovação e Empreendeorismo"? O que mais se destaca ou é esperado?

Juliana Alves - Devido a sua origem agrária, o que faz com que a maior parte de seus pesquisadores sejam dessa área, o IF Baiano se destaca na produção de tecnologias para aplicação tanto para o agronegócio quanto para pequenos produtores rurais. Além disto, pode-se destacar as pesquisas e produtos desenvolvidos nas áreas de Tecnologias Assistivas e Tecnologia da Informação aplicada a Educação. 

Outras notícias:

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário