segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Pesquisador do IF Baiano participa de evento internacional sobre bananicultura


Pesquisador Donato em Conferência / Foto: Léa Cunha/Embrapa
Como produzir mais bananas com menor consumo de água? Essa foi uma das inquietações da Conferência “Irrigação e ecofisiologia em musáceas: aspectos práticos de manejo para o uso eficiente da água”, proferida pelo pesquisador do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), Sérgio Donato, no III Congresso Latino-Americano e do Caribe de Bananas e Plátanos e na XI Reunião do Comitê Diretivo da Rede Latino-Americana e do Caribe de Pesquisa e Desenvolvimento das Musáceas - Musalac que aconteceu em agosto em Santa Catarina (SC).    

III Congresso de Bananas e Plátanos / Foto: Léa Cunha/Embrapa
Os eventos interligados tiveram objetivos específicos. No Congresso, um espaço para apresentar e discutir temas de relevância com o setor produtivo e acadêmico. Na Reunião, agregar países membros da rede para discutir temas de interesse regional, como mudanças climáticas, por exemplo, e revisar agendas e avanços de pesquisa com bananeira em cada um dos países. No Dia do Campo, realizado em uma propriedade privada da região, os participantes foram divididos em três grupos, percorreram três estações e discutiram aspectos práticos sobre murcha por fusariose; pragas e doenças com ênfase no moleque-da-bananeira e sigatokas; práticas de manejo do cultivo: solo, nutrição e água.

Sérgio explicou que, durante a conferência, relataram-se estratégias utilizadas no cultivo, no desenvolvimento de cultivares pelo melhoramento genético, nos sistemas de irrigação e no manejo da irrigação para aumentar a eficiência de uso da água. “Esse assunto assume atualmente grande relevância, pois a bananeira é uma planta exigente em água e as previsões futuras indicam aumento de temperatura e diminuição de disponibilidade de água o que poderá conduzir, caso se confirmem as previsões, mudanças nas regiões de cultivo dessa planta”, disse Donato.

O pesquisador reforçou ainda que “esse assunto é bastante controverso, contudo independente disso a preocupação com economia de recursos hídricos deve permear as ações da agricultura irrigada, particularmente no semiárido”, falou. Por isso, o momento de compilação dos resultados das pesquisas é relevante “para diminuir os impactos ambientais nos recursos hídricos no planeta”, destacou.

Dia do Campo / Foto: Léa Cunha/Embrapa
Para Donato que, além de conferencista, participou do Dia do Campo e da Musalac, comentou que estar como convidado está relacionado ao histórico profissional. “Nesses eventos, a participação só acontece quando o mesmo tem um histórico longo de contribuição com pesquisas na área”, relatou. “A troca de informações com pesquisadores internacionais e nacionais de alto nível e a inserção de professores e discentes do IF Baiano na apresentação de trabalhos, além da conferência e da premiação de trabalhos de estudantes, coloca a instituição em destaque no cenário mundial do conhecimento técnico-científico de bananicultura”, pontuou.

Em entrevista ao Bem Baiano, o professor Donato conversou sobre sua participação no evento, a importância de pesquisadores do Instituto estarem envolvidos nesse tipo de debate e a sua pesquisa em andamento.

Bem Baiano - É a primeira vez que participa do Congresso Latino-Americano e do Caribe de Bananas e Plátanos?

Sérgio Donato - O Congresso da Musalac, Rede Latino-Americana e do Caribe de Pesquisa e Desenvolvimento de Musáceas foi realizado agora na sua terceira edição, pela primeira vez no Brasil. O Congresso contou com a presença de pesquisadores e produtores de 27 países, 14 Estados e 338 congressistas.
Nós participamos, em 2013, de outro evento internacional de Banana, em sua XX edição, realizado naquele ano pela segunda vez no Brasil. Tratava-se da XX Reunião Internacional da Associação para a Cooperação em Pesquisa e Desenvolvimento Integral das Musáceas (Bananas e Plátanos) – Acorbat, que aconteceu em Fortaleza (CE), entre os dias 9 e 13 de setembro de 2013. O evento contou com a presença de 700 participantes de 38 países.
Professores e alunos durante a participação do evento
Recente, junho de 2015, a nossa equipe participou do maior evento nacional de bananicultura, também com destaque para trabalho de alunos premiado como melhor trabalho. O Simpósio Brasileiro sobre Bananicultura (SIBANANA), realizado em sua oitava edição, VIII SIBANANA, em Montes Claros, MG, de 8 a 12 de junho de 2015, é o principal evento técnico-científico sobre a cultura da banana do Brasil. Promovido pela Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) desde 1984, reúne professores, pesquisadores, estudantes, técnicos, produtores e demais segmentos da cadeia como o comércio da fruta, fabricantes e comerciantes de insumos para difusão de informações e tecnologia, troca de experiências, prospecção de demanda e definição de cenários e ações futuras. 
Donato durante a palestra ‘Considerações Ecofisiológicas e Estratégias de Manejo da Bananeira’

Grupo: docentes - Sérgio Luiz Rodrigues Donato, Alex Aguiar ledo, Alessandro Magalhães Arantes, Pedro Ricardo Rocha Marques e Marcelo Rocha dos Santos; estudantes - Vagner Alves Rodrigues Filho, Igor Nogueira de Castro, Lilian Leal Lourenço, Jean Ribeiro de Almeida, Ricardo de Souza Leles, Breno Rosa Neves e Tânia Santos Silva
Trabalhos: 20 (resumos)
Palestra: Considerações Ecofisiológicas e Estratégias de Manejo da Bananeira (Sérgio Donato)
Premiação – melhor pôster (categoria estudante): ‘Distribuição por classes de raízes da bananeira “prata anã” sob diferentes regimes de irrigação no primeiro ciclo’ de autoria de Igor Nogueira de Castro, Marcelo Rocha dos Santos, Lilian Leal Lourenço, Sérgio Luiz Rodrigues Donato e Breno Rosa Neves

Bem Baiano - Qual é a importância de pesquisadores do IF Baiano estarem inseridos em discussões científicas internacionais?

Sérgio Donato - Esses eventos, XX Reunião Internacional ACORBAT (2013) e III Congresso Latino-Americano e do Caribe de Bananas e Platános (2015), são os maiores e mais importantes eventos técnico-científicos sobre bananeira no mundo.
No III Congresso Latino-Americano e do Caribe de Bananas e Platános (2015), foram apresentadas 26 conferências por pesquisadores convidados. Desses, 13 foram conferencistas brasileiros e 13 estrangeiros. Do Brasil, participaram pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Santa Catarina), Instituto Agronômico de Campinas, Universidade Estadual Paulista (Unesp - Campus de Registro), Instituto Federal Baiano - Campus Guanambi e um consultor privado. De outros países, participaram pesquisadores convidados da Costa Rica, Argentina, Colômbia, Peru, El Salvador, Cuba, França, Estados Unidos, Austrália e Holanda.

Bem Baiano – Sobre o que tratou a Conferência?

Sérgio Donato - Trata-se de uma Conferência cujo tema reúne uma compilação de dados de trabalhos de pesquisa realizados por uma equipe do IF Baiano em parceria com diversas instituições.
Os trabalhos tiveram início em 1997 e resultaram em muitas dissertações de mestrado e teses de doutorado de vários docentes que integram a equipe do IF Baiano e de outros pesquisadores de instituições parceira, sendo todos os trabalhos de pesquisa conduzidos no Campus Guanambi.
Especificamente com ecofisiologia e irrigação, os trabalhos começaram em 2003 em parceria com o doutor Eugênio Ferreira Coelho da Embrapa Mandioca e Fruticultura.
Quanto aos resultados alcançados, essas parcerias resultaram, além das titulações mencionadas, em lançamento conjunto de uma cultivar de bananeira, publicação de um livro sobre irrigação da bananeira, publicações de diversos documentos, capítulos de livros, trabalhos em anais de congressos nacionais e internacionais, artigos em periódicos renomados com Qualis variando de B5 a A2, e diversas atividades de extensão (palestras, dias de campo, cursos e treinamentos) nas diferentes regiões produtoras de banana do Brasil, principalmente nos perímetros irrigados do Semiárido Brasileiro, por exemplo, Petrolina-PE, Bom Jesus da Lapa, Livramento de Nossa Senhora, Sebastião Laranjeiras e Urandi (Estreito), Guanambi, BA, Jaíba, Janaúba, Itacarambi, MG, além de outras regiões como Cruz das Almas, BA, Fortaleza, CE, Corupá, SC, etc.




A participação do IF Baiano nesses eventos insere definitivamente
a instituição no seleto rol de instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão
sobre bananicultura, atuantes no mundo” - Sérgio Donato

Alguns pesquisadores do IF Baiano: Campus Guanambi - Alessandro de Magalhães Arantes, Carlos Elízio Cotrim, Marcelo Rocha dos Santos, Pedro Ricardo Rocha Marques e João Abel da Silva; Campus Senhor do Bomfim, Alisson Jadavi da Silva.
Pesquisas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, IF Baiano e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, Unidade Regional Norte de Minas em parceria também com outras instituições na Bahia, no Norte de Minas e em outras regiões brasileiras - Embrapa Mandioca e Fruticultura, Epamig Norte de Minas, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de Lavras, Universidade Estadual de Montes Claros, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Universidade Federal de Pelotas, entre outras.

Fotografia: Léa Cunha (Embrapa) / Lúcia Donato

Nenhum comentário:

Postar um comentário