sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Em julho, São Paulo foi sede de debate científico e o IF Baiano marcou presença


Estudantes do Campus Itapetinga
Entre os dias 12 e 18 de julho, servidores e estudantes do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) dos Campi Itapetinga e Governador Mangabeira marcaram presença na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência(SBPC) que este ano aconteceu na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Carlos, São Paulo.

Com o tema “Luz, Ciência e Ação” na edição de 2015, o evento tem realização desde 1948 com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia. Nesse espaço, a Reunião é um fórum que objetiva difundir os avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento, além de debater políticas públicas para a ciência e tecnologia.


Roberto Santos, professor do IF Baiano e coordenador de pesquisa no Campus Governador Mangabeira, comentou sobre a importância da participação estudantil na SBPC: “colocar os estudantes em contato com a produção científica brasileira e outros estudantes do mais variados níveis, desde a graduação à pós-graduação, contatos com alunos de doutorado e pós-doutorado e no nível onde o conhecimento circula sem hierarquia”, disse.

O professor afirmou que foi sua primeira participação no evento. “Foi uma grata surpresa tamanha a organização do evento, a diversidade de atores desde o movimento social até a temática indígena, as questões acadêmicas com diversas instituições científicas de ponta e também uma produção cultural bastante rica e diversa”, destacou. Ele complementou que, para o campus, é um compromisso de sempre estar produzindo conhecimento tanto na pesquisa quanto na extensão. “Agora, nós teremos mais um desafio que é o Connepi e já temos equipes trabalhando. Esperamos que consigamos chegar até o Acre que foi o local reservado para esse evento”, pontuou ao relacionar a participação dos pesquisadores no Estado do Acre no evento de maior projeção na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Estudantes do Campus Governador Mangabeira
Para a estudante Cíntia Oliveira, curso técnico em manutenção e suporte de informática do Campus Governador Mangabeira, essa primeira experiência contribuiu com “de forma inovadora na minha vida acadêmica, afinal eu participei da maior feira e evento científico da América Latina”, destacou. Para Celso Góes, estudante do curso de licenciatura em química do Campus Itapetinga, foi uma honra participar de um evento dessa natureza porque contribuiu com a popularização e o progresso da ciência. “Nestes eventos, ocorrem uma troca de experiências e nos possibilitam desbravar novos horizontes, conhecendo e contribuindo com novos saberes”, finalizou.



É essencial para a formação tanto pessoal como técnica, pois eu vou adquirindo uma visão maior e vou ampliando os meus conhecimentos de forma diversificada em várias áreas de informação. Por participar do maior evento científico da América Latina, eu conheci culturas diferentes, pessoas diferentes, tive oportunidade de presenciar ambientes diferentes”
- Cíntia Oliveira, curso técnico em manutenção e suporte de informática do Campus Governador Mangabeira -

Professor Roberto Santos e estudantes do Campus Governador Mangabeira


Esse evento me trouxe novas percepções e conhecimentos. Poder ouvir ideias de trabalhos que não havia pensado que poderia ser tão importante para a sociedade e poder também mostrar o que eu aprendi durante minha pesquisa”
- Gabriela dos Santos, estudante do curso técnico manutenção e suporte em informática, Campus Itapetinga -


Campus Governador Mangabeira / Trabalhos: trabalhos selecionados com bolsistas da PIBIC e Iniciação Científica. Alguns foram concluído. Primeira apresentação em um evento nacional, mas eles já foram apresentados em eventos locais.

Diversidade de abelhas sociais sem ferrão (Apidae,Meliponini) em um fragmento urbano de Mata Atlântica secundária no Recôncavo Baiano
Orientadora/Coordenadora: Marília S. Dantas (docente); Michele S. Ferreira (discente do curso técnico subsequente de informática, bolsista IC Pibic Jr/CNPq/ensino médio); Mileide S. Ferreira (discente do curso técnico subsequente de informática, bolsista IC Pibic Jr/CNPq/ensino médio)

Utilização de abelhas sociais sem ferrão em práticas de educação ambiental com estudantes de Governador Mangabeira, Bahia
Orientadora/Coordenadora: Marília S. Dantas (docente); Michele S. Ferreira (discente do curso técnico subsequente de informática, bolsista IC Pibic Jr/CNPq/ensino médio); Mileide S. Ferreira (discente do curso técnico subsequente de informática, bolsista IC Pibic Jr/CNPq/ensino médio)
O uso de tecnologias de informação e comunicação por professores e alunos no contexto educativo
Orientador/Coordenador: Roberto Carlos Oliveira dos Santos (docente); Débora dos Santos Nascimento (discente do curso técnico integrado de informática, Bolsista IC Pibic Jr/CNPq/ensino médio); Emylle de Araújo Dias (discente do curso técnico integrado de informática, bolsista IC Pibic Jr/CNPq/ensino médio); Regiane Marques Souza (discente do curso técnico subsequente de informática)

Avaliação das condições higiênico-sanitárias e o perfil dos consumidores e comerciantes da feira livre no município de Cabaceira de Paraguassu - Bahia
Orientador: Edgard Freitas de Siqueira Júnior (docente); Cleonilson Santana de Oliveira (discente do curso técnico subsequente de tecnologia de alimentos)

Trabalhadoras rurais e violência de gênero
Orientadora: Maria Asenate C. Franco (assistente social); Gabriela S. da Silva (discente do curso técnico subsequente de informática); Cintia Ferreira de Oliveira (discente do curso técnico subsequente de informática)

Taxa de recobrimento do solo por plantas de cobertura cultivadas em Governador Mangabeira-BA
Rosane Cardoso dos Santos Dias (docente)


É muito gratificante saber que o IF Baiano e os demais institutos de pesquisa oferecem essa oportunidade para os estudantes. Esse é o momento de você crescer na vida, de você dar o seu primeiro passo, ultrapassar os limites, é o momento de você abrir as portas e ter acesso ao novo, as novas oportunidades, as pesquisas”
- Cíntia Oliveira, curso técnico em manutenção e suporte de informática do Campus Governador Mangabeira -

A participação em eventos como este vêm nos proporcionar troca de ideias e obtenção de novas informações possibilitando, assim a criação de novos questionamentos sobre o objeto estudado e discutido. A SBPC Indígena promoveu um debate interessante sobre a educação indígena algo que nunca tinha me questionado de que forma acontece em nosso país”
- Maryana Ribeiro, estudante do curso de licenciatura em química -

Como quero seguir a carreira de docência, esse evento é de extrema importância para a minha formação, pois já está me colocando mais próxima de pesquisas científicas, me colocando também para escrever artigos, apresentar em banners”
- Emylle Dias, estudante do curso técnico em informática,
Campus Governador Mangabeira -


Fotografia/Crédito: Acervo pessoal de servidores e estudantes dos Campi Governador Mangabeira e Itapetinga)





Nenhum comentário:

Postar um comentário