desenvolvimento
qualificado da educação básica
“Estudante que tenha
visão de seu papel social de educador e capacidade de se inserir em
diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos
educandos”, declara o coordenador da especialização em ensino de
ciências naturais e matemática no Instituto Federal Baiano (IF Baiano) / Campus Governador Mangabeira, Márcio Brito, sobre o
perfil esperado para participar da primeira turma na instituição.
No período de 5 a 20 de
setembro de 2016, o Instituto estará com inscrições abertas para
essa especialização. Durante o curso, o estudante aprenderá
conteúdos como: seminário
de integração; fundamentos históricos, filosóficos sociopolíticos
das ciências, educação e meio ambiente; tópicos especiais para o
ensino de biologia; tópicos especiais para o ensino de matemática;
formação docente em ciências naturais e matemática; metodologia
da pesquisa; tópicos especiais para o ensino de física; tópicos
especiais para o ensino de química; teorias da aprendizagem e o
ensino de ciências naturais e matemática; didática e metodologia
do ensino de ciências naturais e matemática; novas tecnologias no
ensino de ciências naturais e matemática; práticas laboratoriais
no ensino de ciências naturais e matemática; ensino de ciências
naturais e matemática através da resolução de situações e
seminários de orientação para trabalho conclusão de curso.
Segundo
o
professor Brito, na
cidade de Governador Mangabeira e Região, existe uma demanda por
professores de física, química, biologia e matemática, portanto a
proposta é “capacitar
docentes cientificamente, socialmente e pedagogicamente, contribuindo
para o desenvolvimento do país e especialmente da educação
básica”, declara.
Além de proporcionar
aos docentes a perspectiva de interligação de saberes, a
melhoria da prática
docente, a
construção da cidadania pelo desenvolvimento de pesquisas na área,
a
atuação em projetos e ações para uma melhora no ensino e na
aprendizagem e
a
capacidade de reflexão no sentido de
rever
pressupostos teóricos e metodológicos das disciplinas que leciona,
pontua
o coordenador.
Brito
destaca
a importância do curso enquanto compromisso e responsabilidade
social com processos educativos e formação de professores. “Com
a oferta do curso de especialização em ensino de ciências naturais
e matemática, e seus desdobramentos, sentimo-nos mobilizados a
debater os novos referenciais de educação e suas implicações
educativas e sócio/educativos, no cotidiano local, regional e porque
não, no contexto nacional”, conclui.
Impacto
na Região:
- Possibilitar aos profissionais da docência um aperfeiçoamento voltado ao ensino de ciências naturais e matemática;
- Aprofundar conhecimentos específicos no ensino de biologia, física, química e matemática;
- Desenvolver as habilidades comunicativas e da capacidade de expressão, oral e escrita nos diferentes sistemas simbólicos de representação científica;
- Promover a valorização, na dimensão da formação continuada de professores da área de ciências naturais e matemática, a partir de conhecimentos acerca da profissionalização docente;
- Ampliar conhecimentos teórico e metodológico a partir de referenciais para análise e avaliação de materiais alternativos e programas educativos nas ciências da natureza;
- Contribuir para / com a produção de conhecimento na área de ensino de ciências naturais e matemática;
- Articular os benefícios e as especificidades das experiências de ensino e aprendizagem em espaços formais e não formais;
- Capacitar recursos humanos no estado da Bahia para atuarem nos espaços formais e não formais de educação;
- Fortalecer e ampliar o leque de pesquisa, especialmente aplicada, no IF Baiano, a partir da produção científica, tecnológica e cultural, oriunda de trabalhos de conclusão de curso, desenvolvidos em harmonia com os arranjos e contextos produtivos, sociais, econômicos, culturais e educacionais das regiões nas quais os discentes residem e/ou laboram.
Coordenação
do curso – Professor
Márcio Brito
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