terça-feira, 19 de abril de 2016

Estudantes do Campus Bom Jesus da Lapa participam de solenidade de conclusão de curso

 
A última quinta-feira, 14 de abril, foi um dia especial para Felipe Nonato, agora técnico em agricultura. Ele, finalmente, concluiu seu curso. “Significou uma retomada aos estudos depois de alguns anos afastado. Isso representa muito, pois sou o único que ainda estuda de meus familiares nessa faixa etária”, falou contente. 

Felipe está entre os 20 formandos dos cursos técnicos em agricultura e informática que estiveram na solenidade de conclusão de curso. Sua história se mistura em meio a tantas pelo país a fora que almeja uma vida melhor e, de preferência, uma formação ligada ao que gostam de fazer. “Moro em um assentamento às margens do Rio São Francisco, sempre tive uma forte ligação com o rural”, explicou o motivo de escolher o curso em agricultura no Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Bom Jesus da Lapa.

O técnico em agricultura Felipe falou sobre a importância desse curso em sua vida e o quanto irá representar uma mudança: “por meio desse formação, irei buscar maneiras de gerar renda para permanência  no rural, respeitando sempre a natureza”, disse. Sobre seu processo de estudos, ele destacou como relevantes as participações em eventos científicos (simpósios, congressos) e ainda a produção de artigos com outros amigos durante a realização de seu estágio no Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial (Lapprudes). Quanto a esse momento de conquista coletiva, ele disse: “ver meus amigos que batalharam muito para estar no curso concluírem essa etapa foi muito gratificante, pois a conquista tem mais valor ao lado de pessoas que gostamos”, afirmou.

O diretor-geral Ariomar Rodrigues enfatizou a importância do momento: “essa conquista vai impulsionar outras buscas e abrir novos horizontes, é preciso muita sabedoria e humildade para trilhar esses novos caminhos“, enfatizou. Junio Batista, diretor acadêmico, complementou que “o momento representa a concretização de um sonho coletivo de toda comunidade acadêmica do Campus Lapa“, reforçou.

A solenidade foi referente às turmas de informática (2013.2 e 2014.1) e agricultura (2014.1). Ediênio Farias, coordenador de ensino, falou sobre esse momento de encerramento de curso para os estudantes: “acreditar que este dia chegaria, somado ao esforço de cada um e do trabalho coletivo envolvido, foi importante para que a cada dia o sonho se realizasse, hoje os aplausos são para vocês“, concluiu.






Fotografia: Acervo / Junio Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário