quinta-feira, 7 de abril de 2016

IF Baiano na formação superior


 
Sábado, 9 de abril, será um dia muito especial para doze estudantes de cursos superiores do Instituto Federal Baiano (IF Baiano). Em Guanambi, acontecerá a solenidade de colação de grau dos cursos de Licenciatura em Química, Tecnologia em Agroindústria e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas às 19h na Câmara de Vereadores.


Para falar sobre esse momento, uma das formandas do curso de Licenciatura em Química, Jusciane Costa, conversou com a equipe do Bem Baiano sobre sua passagem pelo Instituto e a alegria dessa fase nova a se construir.

Bem Baiano - O que foi de mais proveitoso no curso do IF Baiano?
Jusciane Costa - Tudo. O curso em si foi um grande investimento. O Programa Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) também auxiliou bastante, na permanência no curso, a título financeiro e a título de maior aprendizado prático e interação com o meu futuro locus de trabalho.

Bem Baiano - Como foi sua vivência acadêmica no Instituto?
Jusciane Costa - Foi muito boa minha vivência: participei de vários eventos como ouvinte ou com participação e apresentação de trabalhos, eventos locais, regionais, nacionais, entre eles: I Reforse/Semid/Segif/Forlic/Forbatec - Senhor do Bonfim, Eduqui - Itapetinga, Escola de Verão - Sergipe, XVI – Eneq/ X-Eduqui- Salvador, além dos locais onde participei ativamente como Comissão Organizadora I e II Eliquim, I e II Sienq; participei de projeto de extensão cujo tema "Captação de água da chuva - alternativa para o semiárido" fui a idealizadora do projeto.

Bem Baiano - Qual será a sua melhor lembrança do IF Baiano?
Jusciane Costa – Aulas de Francineide Pereira de Jesus, Wendel, Daniel Rodrigues Magalhães nas viagens de participação em eventos com o Pibid, o super apoio da coordenadora do curso, Jane Geralda Ferreira Santana, dizemos que esta é a mãe do curso de Química do  IF Baiano – Campus Guanambi.

Bem Baiano - O que significa para você esse momento de culminância com a colação de grau?
Jusciane Costa – Bem. O sentimento de dever cumprido, depois de tanta luta, tantos desafios, muitos anos fora de casa, longe da família, sinto-me realizada. Para melhorar, só passando no concurso federal e encaminhar-me para o mestrado.


Jusciane e a área de Química: 
Inicialmente, soube (do IF Baiano) por meio de cartaz colocado em minha cidade quando ainda cursava o ensino médio. Nesse ano, minha irmã veio estudar na instituição, assim que ela concluiu o ensino técnico aqui no IF, eu havia terminado o ensino médio. Vim pra cá, no segundo semestre de 2010, fazer curso técnico em agropecuária pós-médio, concluí este curso e, imediatamente, passei no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e fui selecionada pra cursar Licenciatura em Química, curso o qual estou formando”. 
(O melhor da área) - “Bem, há um leque de oportunidades de vaga de emprego, o mercado para esta área é promissor”



Fotografia: Acervo da turma de Licenciatura em Química 2011.1 – 2015.1








Nenhum comentário:

Postar um comentário