quinta-feira, 7 de abril de 2016

Saúde para estar bem na Vida

Hoje, 7 de abril, é o Dia Mundial da Saúde. Em 2016, a Organização Mundial de Saúde
(OMS) escolhe o tema diabetes e os desafios em auxiliar os portadores na administração da vida, além de ações de prevenção, diagnóstico e prevenção. “Instituído pela OMS, em 1948, devido à preocupação de alertar e manter a saúde no mundo, o Dia Mundial da Saúde é comemorado com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre cuidados diários e essenciais com alimentação, higiene, entre outros”, diz Marcos Souza, chefe do Núcleo de Promoção à Saúde.

Aqui, no Instituto Federal Baiano (IF Baiano), a Coordenação de Atenção à Saúde (Coasq) na Reitoria e os Núcleos de Gestão de Pessoas (NAGPs) nos campi realizam atividades ao longo do ano voltadas ao servidor. Na Reitoria, por exemplo, está disponível um questionário sobre a Qualidade de Vida no Trabalho desde o ano passado com a proposta de saber as expectativas e as necessidades de seu público interno, além de produzir subsídios para o Planejamento Estratégico institucional.

Na programação deste ano, a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) irá promover, na próxima semana, uma palestra sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti como parte integrante da Campanha #ZikaZero no IF Baiano/Reitoria e com transmissão via webconferência para os campi. “Além disso, haverá panfletagem da campanha #Zikazero durante as atividades de ginástica laboral na Semana da Saúde”, reforça Marcos.

Bem Baiano - O que é ter saúde?

Marcos Souza - Para algumas pessoas, vida saudável é simplesmente evitar doenças. Na verdade, o conceito é muito mais amplo, vai muito além. Hoje, já sabemos que vários fatores influenciam a saúde, como: o relacionamento no meio familiar e no trabalho, o local em que se vive, o estado emocional e, até mesmo, o estado espiritual da pessoal. Se tudo isso não estiver harmônico, o indivíduo fica doente com mais facilidade. Portanto, para uma vida saudável, é necessário encontrar um ponto de equilíbrio e esse ponto é obtido com os valores do bem-estar físico, mental, social e espiritual.
Bem-estar significa a pessoa estar bem consigo mesma. Essa sensação depende de muitos fatores. A predisposição genética de cada pessoa é um desses fatores, além do ambiente em que se vive, dos cuidados que se tem com a saúde e da disposição psicológica para enfrentar a vida.
Para que a pessoa possa ter um bem-estar físico, é necessário aprender como prevenir doenças, quais os hábitos saudáveis que devem ser praticados, ter um sono adequado e disposição para exercícios físicos.


Leia mais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário