sexta-feira, 15 de abril de 2016

Projeto em Guanambi trata de otimização de uso da água no semiárido


No Instituto Federal Baiano (IF Baiano) –  
Cabeçal de controle do sistema de irrigação
Campus Guanambi, trabalhar com estratégias de irrigação surge como uma necessidade para os pesquisadores que desejam possibilitar o aumento da eficiência de uso da água. “O tema é de interesse atual e a água é considerada o fator mais limitante à produção agrícola”, declara Marcelo Rocha, professor e pesquisador do Projeto “Estratégias de manejo de irrigação em culturas de mangueira visando à otimização no uso da água em região semiárida”.

Com essa pesquisa, objetiva-se “avaliar o efeito da irrigação com déficit controlado e irrigação lateralmente alternada aplicados ao período de floração à maturação dos frutos sobre a produção comercial, a eficiência no uso da água e os parâmetros fisiológicos de mangueiras ‘Tommy Atkins’ cultivadas em região semiárida”, diz Rocha. O professor esclarece que a mangueira é uma das fruteiras de destaque na região: a escassez e as irregularidades de chuvas tornam a irrigação como algo necessário e que seu uso maximize o uso da água (manter ou aumentar a produção com uso de menor volume de água). 
 
Irrigação lateralmente alternada
Com os resultados, espera-se que não só a comunidade científica, mas o produtor seja beneficiado devido à aplicação prática e funcional do Projeto. “Os resultados são consistentes e possibilitam com seu uso a economia de água e energia e a manutenção da produtividade, principalmente com uso da irrigação com déficit controlado com aplicação de 50% da necessidade hídrica da cultura na fase de expansão ou maturação dos frutos e o uso da irrigação lateralmente alternada com até 40% da necessidade hídrica da cultura na fase de produção”, declara esperançosamente.

Colheita
O professor explica que trabalha com o tema desde 2010 quando desenvolveu o experimento da tese com o uso da irrigação com déficit controlado na mangueira ‘Tommy Atkins’. Mas, nesse Projeto especificamente, o trabalho foi inserido, através do primeiro ciclo de produção de cultura, por Leandro Faria em sua tese de doutoramento na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Marcelo pontua que o projeto foi oficialmente encerrado no início de 2016, mas os trabalhos da linha de pesquisa continuam.

Nesta linha de pesquisa, aqui no IF Baiano Campus Guanambi,

os estudos vêm sendo desenvolvidos, desde 2006, pelo professor

Carlos Elízio Cotrim”, lembra o professor Marcelo.


Esta pesquisa faz parte de um projeto maior intitulado “Estratégias de irrigação com déficit e com sistemas poupadores de água nas condições do semiárido baiano” (financiamento pela Fapesb) – Coordenação: Dr. Eugênio Ferreira Coelho (Embrapa Mandioca e Fruticultura) / Professores doutores Sérgio Luiz Rodrigues Donato e Marcelo Rocha dos Santos (IF Baiano). 
 
Parceria: Embrapa e o produtor Alex Ledo (trabalho conduzido em área disponibilizada por produtor)
Trabalhos publicados:
  • Artigo na Revista Caatinga - Irrigation deficit strategies on physiological and productive parameters of 'Tommy Atkins' mango (Marcelo Rocha dos Santos, Sérgio Luiz Rodrigues Donato, Eugênio Ferreira Coelho, Paulo Roberto Fernandes Cotrim Junior e Igor Nogueira de Castro);
  • Artigo em periódico nacional de Qualis B1;
  • Resumos: 2 (dois) nos anais da MIC – Mostra de Iniciação Científica, 1 (um) no Connepi (Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação) e 1 (um) no Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. 


    Equipe:

    Marcelo Rocha

    Sérgio Donato
    João Abel
    Carlos Elízio Cotrim
    Alessandro Arantes
     








#CampusGuanambi #ProduçãoCientífica



Fotografia: Alessandro Arantes

Atualizada em 18/4/2016 às 10h47
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário