terça-feira, 12 de abril de 2016

Projeto “IF Baiano em Campo” leva conhecimento de eletricidade para comunidade


Em meados de março, a comunidade rural Tabuleiro de Beija Flor do município Muritiba, distante 10km do Campus Governador Mangabeira, recebeu a equipe do Instituto Federal Baiano (IF Baiano). Na oportunidade, moradores da região puderam aprender um pouco no cursoInstalador Elétrico Residencial de Baixa Tensão”. 

Com uma carga horária de 40 horas, o curso faz parte do Projeto “IF Baiano em Campo” que objetiva desenvolver atividades com moradores da zona rural. “Em consonância com a função social do IF Baiano, esses cursos de curta duração se comprometem a promover formação humana imediata por meio de uma proposta de visão profissional e tecnológica que articule um dos patamares do trabalho, ciência, tecnologia, arte ou cultura, visando à formação do prático em desenvolver atividades, ali mesmo, em sua própria comunidade”, destaca o professor Grisi.

Grisi explica que a ideia do curso surgiu a partir de contato com Sindicato de Trabalhadores Rurais do município com a proposta de oferecer conhecimentos de eletricidade e ser capaz de efetuar pequenas instalações elétricas residenciais e reparos em instalações existentes. Para o professor, os estudantes desse curso tiveram, como principais desafios, “aprender conceitos básicos de Eletricidade e de Instalações Elétricas e efetuar algumas práticas”, diz.

Para a formação dessa primeira turma, a exigência era a idade mínima de 16 anos. Segundo Grisi, a preocupação era “atingir um público-alvo da comunidade rural, que desenvolve ou não atividade no campo, elevando o nível de empregabilidade para pessoas que necessitam de maior atenção devido à limitação financeira, educacional e de transporte da comunidade em que vive”, pontua.

Bem Baiano e os estudantes do curso

Dione Santos (lavradora) – fez o curso para fazer instalações simples na própria casa e nas casas de seus parentes. Desejava ter mais oportunidade de aprendizado em mais cursos.
Marilane Oliveira (dona de casa) – desejava ter mais experiências sobre eletricidade e poder utilizar o conhecimento em instalações simples na sua casa e na, dos vizinhos.
Ademir Santos (lavrador) – interessado em aprendizado contínuo, ele gostou bastante dos conhecimentos em potência do chuveiro elétrico, resistência e desejava aplicar o novo saber dentro de casa.
Alailton Pereira – teve interesse pelo curso para aprender algumas instalações (prevenção contra choques) e usar em sua casa. O mais interessante, para ele, foi conhecer formas de energia sustentável.
Daniel Clarindo (estudante) – o aprendizado em eletricidade para consertos no cotidiano foi o motivador. Aprendeu como calcular corrente e usar fio terra.
Eduardo Moraes (montador de móveis e gaiola) – o interesse por aprender algo novo chamou sua atenção. Agora, o aprendizado sobre instalações será útil no cotidiano de seu lar.

Curso Instalador Elétrico Residencial de Baixa Tensão

Coordenação: Prof. Edson Grisi

Instrutores: estudantes do técnico em manutenção e suporte em informática, Rafael Andrade e Fernando Silva

Turma: 20 estudantes (Expectativa de nova turma: 2o semestre/2016)

Conteúdo programático:

Dois blocos (20 horas para cada): no primeiro, fundamentos de eletricidade, para prover o aluno de conhecimentos básicos de eletricidade, necessários ao segundo bloco; no segundo, aulas de noções de instalações elétricas prediais (preparação para efetuar pequenas instalações elétricas residenciais e reparos em instalações existentes).

Ementa – Fundamentos de Eletricidade:

Introdução à eletricidade; conceitos de tensão elétrica, corrente e potência; semelhança entre o sistema hidráulico e o elétrico; conceitos de geração, transmissão e distribuição; principais fontes geradoras de eletricidade; conceitos de corrente alternada e contínua; utilização de chave de teste; medida de corrente contínua e alternada; teste de continuidade.

Ementa - Noções de Instalações Elétricas Prediais:

Segurança em instalações elétricas; ferramenta para instalações elétricas; simbologia elétrica normatizada; instalações de lâmpadas com interruptores simples, bipolares e tomadas de corrente; instalação de lâmpadas com interruptores paralelos e intermediários; aterramento; instalações monofásicas e bifásicas; noções práticas de instalação e manutenção elétrica predial; diagrama multifilar e unifilar; leitura e interpretação de projetos elétricos de instalações prediais; estudo de casos de eficiência energética.


#CampusGovernadorMangabeira #ProjetoExtensão



Fotografia: Acervo / Edson Grisi



Nenhum comentário:

Postar um comentário