quinta-feira, 7 de maio de 2015

Campus Lapa oferece especialização com apoio da FAPESB

Contemplados pelo incentivo do Edital nº 10 de 2014 da Fapesb e a partir das ações que o Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial (Lapprudes) vem desenvolvendo na região, o Campus Bom Jesus da Lapa oferecerá a especialização em Inovação Social com Ênfase em Economia Solidária e Agroecologia. Será o primeiro curso de especialização sobre a área no Estado da Bahia.

O principal foco do curso é estimular os profissionais a propor estratégias de intervenção e mediação de processos de inovação social no semiárido, com base em princípios de agroecologia e economia solidária. Entre as disciplinas abordadas no curso, pode-se destacar: Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial, Agroecologia Contextualizada ao Semiárido, Economia Solidária.

Nesta entrevista, o coordenador do curso, Davi Costa, fala sobre as metodologias que serão aplicadas no curso, seu público-alvo e a atuação integrada com outras instituições e com a comunidade. 
 

Bem Baiano - Qual é a emoção em conseguir implementar a primeira pós-graduação no Campus Lapa e através das ações do Lapprudes?
Davi Costa - É uma grande conquista! O Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial tem apenas 1 ano e 5 meses e já conquistamos esta pós-graduação e o Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial. Esta é uma luta e conquista minha, do professor Heron Souza, dos nossos estagiários, do nosso Campus e de todo o IF Baiano.

Bem Baiano - O Campus Lapa ainda não oferece curso superior. No entanto, já propõe uma especialização. O Campus está preparado para ofertar cursos nesse nível de ensino?
Davi Costa - Nosso foco é a formação de agentes de desenvolvimento, professores, gestores ambientais, assessores que buscam formação verticalizada gratuita e de qualidade no Território e nós somos a primeira instituição a ofertar uma “pós” nesta modalidade no Estado da Bahia. Atualmente, a nossa atuação é concretizada em Rede, com professores do IF Baiano, do IF Bahia, da UFBA, UEFS e UFRB. A FAPESB aprovou esta pós-graduação mesmo tendo conhecimento que não temos, neste momento, uma graduação por entender a sua exequibilidade e importância para formação de profissionais do interior do Estado. Há instituições que procuram profissionais com este perfil (ADAB, EBDABAHIATER, CODEVASF, SDT/MDA e as próprias instituições de ensino) e não há possibilidades de formação neste âmbito no estado da Bahia.

Bem Baiano - Qual a metodologia que será aplicada no curso?
Davi Costa - Teremos aulas no Campus e os projetos devem estar atrelados a uma intervenção em comunidades, organizações ou instituições. Esta intervenção é feita de forma alternada às aulas, o que chamamos de alternância. Teremos aulas fora do campus em comunidades os quais os (as) educandos (as) estão inseridos em seus projetos de intervenção.

"Nosso dever é atuar nos Territórios, entendendo as suas demandas e potenciais. Somos pioneiros. Isso é desafiador e motivador!" 
Davi Costa - Professor e coordenador do curso

Bem Baiano - Qual impacto que a realização de uma especialização traz na formação do profissional?
Davi Costa - Quando eu fiz uma pós-graduação (especialização), pioneira chamada Residência Agrária, não imaginava as inúmeras possibilidades de atuação profissional que esta formação me daria. Certamente, estes profissionais atuarão a partir de demandas não atendidas e reprimidas no interior: assessoria técnica contextualizada com as demandas da agricultura familiar do semiárido.

Bem Baiano - Por que a escolha dessa área para oferecimento da especialização?

Davi Costa - É uma área contra-hegemônica quando falamos em agricultura e semiárido. Não há cursos nesta área que atenda ao estado da Bahia. Temos a experiência muito bem realizada pela UESC em parceria com o IF Baiano na área de agroecologia, porém em áreas litorâneas. Nossa meta é incluir o bioma caatinga (com suas especificidades) no debate e na formação, além de incluir a dimensão da economia solidária neste orbe.

Bem Baiano - O que o IF Baiano espera que os egressos da especialização ofertem para a sociedade?

Davi Costa - Que estes(as) profissionais catalisem processos atrelados à dinamização de redes de comércio justo e solidário, além de formar novos agentes de desenvolvimento e inovação cujas matrizes de reflexão, planejamento e ação se amparem na agroecologia e na economia solidária.

Outras Notícias:

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário