quarta-feira, 27 de maio de 2015

Momento Científico em Recife: pesquisadores expõem seus trabalhos


Hoje, 27, e amanhã, 28 de maio, entre as diversas atividades as quais o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) está envolvido, no III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (III FMEPT), um dos destaques está na Mostra de Posters com os trabalhos “Disseminação de Educação Ambiental através do Processo de Compostagem, IF Baiano – Campus Valença, pesquisador Adeilton Menezes, e “Uma abordagem sobre Diversidade e Cultura Indígena no IF Baiano – Campus Teixeira de Freitas, pesquisadores Marta Kurosaki, Renato Aurélio e Flávio Vieira (juntamente com estudantes do 3o ano).


Pesquisadora Marta Kurosaki
durante projeto
Para Marta Kurosaki, uma das pesquisadoras envolvidas no projeto indígena, o momento de expor o trabalho no evento é único porque “a Rede Federal marca espaço na pesquisa”, destaca. Segundo a professora, o desenvolvimento da pesquisa dentro dos cursos técnicos integrados e subsequentes do campus como método de ensino e aprendizagem possibilita a análise das inter-relações nas variáveis de aprendizagem e avaliação, além de se verificar o desafio de equalizar as oportunidades de inclusão por meio da educação.

Portanto, a oportunidade de expor o projeto no Fórum é uma “emoção tão forte”, emociona-se. “A pesquisa é a alma do pesquisador. E o desafio de fazer o novo e documentar a realidade com a pesquisa nos faz fortes como pessoas e como profissionais', orgulha-se. “Mostra que a pesquisa nos cursos é uma forma de ampliar a paixão pelo que se faz”, finaliza Marta.

Outras participações do IF Baiano:
Tenda das diversidades
- Professora Izanete Marques -

  • Tenda das diversidades no IF BAIANO - Izanete Marques Souza
  • Debate - (Bio) Diversidade: a diversidade humana e a sua relação com o meio ambiente Hildonice de Souza Batista (IF-Baiano) / Márcia Ângela Aguiar (UFPE) / Paulo Gabriel Soledad Nacif (Secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC) / Mediador (a): Ivaldo José da Silva (Reitor do IF-Sertão Pernambucano)
  • Agroecologia, Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial nas regiões Norte e Nordeste
  • Produção de acarajé em oficina
    Oficina de comida baiana: Preparação de Acarajé e Abará - Hildemar Lacerda da Conceição
  • Lançamentos de livros: Contação de Histórias: Contribuições para a fé e a moral no desenvolvimento da criança - Cássio Eduardo Buscaratto // Canção do Rio São Francisco / Agroecologia em música / Estudando agroecologia com música e poesia - Sérgio Ricardo Matos Almeida




    Crédito/Imagem: Acervo da pesquisadora Marta Kurosaki/Campus Teixeira de Freitas // Equipe de Comunicação IF Baiano (cobertura no FMEPT)







2 comentários: