segunda-feira, 25 de maio de 2015

Professores falam sobre expectativas para o III Fórum Mundial



O IF Baiano marcará presença no III Fórum Mundial de EducaçãoProfissional e Tecnológica. O Instituto estará participando, nestes próximos quatro dias (26-29 de maio), de atividades científicas, gastronômicas e culturais, voltadas para temática “Diversidade, Cidadania e Inovação.


Para o professor João Rodrigues, o Fórum é uma oportunidade de ampliar o conhecimento e refletir sobre o fazer o fazer pedagico e científico. “Todos os eventos que participei deixaram um legado compensador do ponto de vista de ressignificação do campo da pesquisa para a vida acadêmica. Conhecer outras realidades e refletir sobre as mesmas, é primordial para a bagagem do pesquisador”, disse. Ele apresentará no Fórum dois trabalhos, nas áreas de linguística e educação.

Já o professor Gutto Marques, levará para o Fórum suas contribuições nas áreas ambientais e de
acessibilidade. O primeiro trata sobre o descarte de resíduos sólidos em Teixeira de Freitas, o segundo de um relato promoção de discussões sobre acessibilidade atitudinal em escolas da região. “A Educação Técnica, embora tenha mais 105 anos de existência no Brasil, precisa ser discutida constantemente. A participação do IF Baiano representa um marco nesta história, demonstra que existe preocupação desta instituição em ser referência para aquilo que foi criada”, disse.



Haverá também contribuições do IF Baiano na área de esportes. Há dois anos o professor Cleber
Figueiredo utiliza o Karatê-Dô Tradicional na educação de crianças e adolescentes, da rede municipal de Valença. Cerca de 200 estudantes já passaram pelo projeto. De acordo com Cleber, através dos princípios do Karatê-Dô, é possível “a formação de um indivíduo humilde, cortez, crítico, justo e corajoso, capaz de perceber os fatos sem distorção, agindo equilibradamente em todos os momentos da vida”, disse. Ele acrescentou que estas ações “ratificam a missão do IF e o estreitamento da relação institucional com a população e com a gestão municipal”.

Além das apresentações em posters, o Instituto estará participando de outras atividades, como relato de experiências, feira do livro, mostra de inovação tecnológica, além de debates e oficinas.

Fotos: Arquivo Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário