segunda-feira, 11 de maio de 2015

Mestrado Profissional em Zootecnia no Campus Santa Inês


Agora, em maio, o Instituto Federal Baiano/Campus Santa Inês conduz um diálogo com a comunidade acadêmica sobre a implementação do mestrado profissional em Zootecnia no contexto da agropecuária familiar. “Espera-se alinhamento de uma proposta do mestrado profissional, tendo em vista a qualificação dos profissionais e o desenvolvimento de tecnologia social e informações que contribuam para desenvolvimento do semiárido”, explica Carlindo Rodrigues, professor e mediador no evento.

 

Fruto das discussões referentes às demandas de movimentos sociais e comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas, ribeirinhos, etc), o curso pretende ser uma resposta ao seguinte contexto: “a lei de criação dos Institutos prevê a atuação dos mesmos desde o ensino técnico à pós-graduação. Na Capes Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, existem somente dois mestrados profissionais em Zootecnia recomendados e reconhecidos, situados na Região Sudeste e com foco no agronegócio”, explica Rodrigues.

O professor Carlindo complementa que, para reforçar a justificativa no mestrado nesta área, “na Bahia, existem quatro instituições que ofertam a pós-graduação na área animal (UFBA, UFRB, UESB, UESC) e as mesmas ofertam na modalidade acadêmico e estão concentrados mais próximos às regiões litorâneas. No IF Baiano, há mais de 50 doutores, em nosso quadro docente, na área animal”, diz.

Justifica-se o curso de mestrado profissional em Zootecnia no Campus Santa Inês,
principalmente pelo foco na agropecuária familiar no contexto do semiárido 
e pela interiorização da pós-graduação no Estado” (Carlindo Rodrigues)

Assim, a equipe do Blog Bem Baiano entrevista uma das palestrantes do evento para contextualizar uma das temáticas que estará em discussão. A pesquisadora Manuela Tosto (UFBA), professora-adjunta do Departamento de Zootecnia da UFBA fala-nos sobre a pós-graduação, o seu processo de interiorização e a ambiência e o bem-estar animal para a agricultura familiar.

Blog Bem Baiano - Qual a importância da interiorização da pós-graduação para o desenvolvimento da área de pesquisa?
Manuela Tosto - Segundo o Comitê Brasileiro, 70% do alimento que é produzido no mundo tem origem nas agriculturas familiares de camponeses e indígenas. Essa população está concentrada nas zonas rurais e em pequenos centros urbanos. A interiorização irá contribuir com a real necessidade dessa população e as ações e estudos podem estar vinculados a essas necessidades.

Blog Bem Baiano - Enquanto profissional envolvida com a pós-graduação no Brasil, qual a importância do IF Baiano está fomentando uma discussão para implementar seu segundo mestrado profissional?
Manuela Tosto - A formação de profissionais preocupados em inovar os sistemas de criação animal e manejo contribui com o desenvolvimento da pecuária brasileira e, consequentemente, com a inserção de produtos seguros para a saúde humana e para o ambiente.

Blog Bem Baiano - Qual será a sua principal contribuição para a discussão?
Manuela Tosto - Atualmente, o consumidores e os mercados que absorvem produtos de origem animal estão preocupados com questões relacionadas ao bem-estar animal e a preservação ambiental. Assim, pequenos, médios e grandes produtores precisam adequar os atuais sistemas de produção às novas exigências do mercado interno e externo e a nova consciência de manejo humanitário.

Quando as normas de conduta voltadas ao bem-estar animal são implementadas, criam, 
nos agricultores, a percepção da ética do cuidado. (Isso) torna-se uma força de aproximação entre 
os membros da família e das comunidades envolvidas, eleva a produtividade animal, melhora 
a condição de trabalho e promove a justiça social” (Manoela Tosto)



Nenhum comentário:

Postar um comentário