quarta-feira, 27 de maio de 2015

Tecnologia VoIP a favor do desenvolvimento institucional


Neste primeiro semestre, o Instituto Federal Baiano/Reitoria iniciou o uso de mais um serviço tecnológico – VoIP. Ele (fone@rnp) permite que os usuários das instituições as quais compõem a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) se comuniquem por voz (via telefone comum, telefone IP ou softphone) pela Internet ou pela Rede IPÊ.

Pelo serviço, é possível otimizar os gastos nas ligações interurbanas (inclusive quando a instituição destino completa chamadas para a rede pública de telefonia). “Mais do que isso, o fone@rnp permite que o usuário final faça uso da telefonia convencional por meio de uma mobilidade própria dos serviços de internet”, afirma André Rezende, coordenador de tecnologia/Reitoria.

 

André explica que, a partir dessa ação, espera-se uma redução em torno de 50% nas tarifas de telefônicas interurbanas da Reitoria. “O próximo passo é a implantação em um dos campi deste Instituto e posterior ampliação para os demais”, informa.

Primeira etapa da implantação:
- Chamada realizada via telefone comum (quando se disca um determinado número [0 (operadora de telefonia)+(DDD do município)+telefone], a "ligação/chamado" é encaminhada pela Internet até o destino)

Segunda etapa da implantação (previsão de 120 dias):
- Além dos telefones, as chamadas também serão realizadas por meio de softphone (aplicativo para chamada de voz como Skype e Gtalk, por exemplo). Pelo aplicativo softphone, disca-se o número 0 (operadora de telefonia)+(DDD do município)+telefone.

Adesão do IF Baiano: cabe ao Instituto a responsabilidade em prover a infraestrutura de conectividade e a Internet e à RNP capacitação técnica, suporte, instalação e equipamentos utilizados na implantação.

Rede Ipê: infraestrutura de rede internet dedicada à comunidade brasileira de ensino superior e pesquisa que interconecta universidades e seus hospitais, institutos de pesquisa e instituições culturais. Hoje, engloba 27 Pontos de Presença (PoPs), um em cada unidade da federação, além de ramificações para atender 1.219 campi/unidades de instituições de ensino, pesquisa e saúde em todo o país com benefício a mais de 3,5 milhões de usuários.

Inaugurada em 2005, foi a primeira rede óptica nacional acadêmica a entrar em operação na América Latina. Seu backbone foi projetado para garantir velocidade necessária ao tráfego de internet de aplicações básicas (navegação web, correio eletrônico e transferência de arquivos), tráfego de serviços, aplicações avançadas, projetos científicos e experimentação de novas tecnologias, serviços e aplicações.

RNP (http://www.rnp.br): Instituições Clientes - Institutos Federais de Educação, Universidades Federais, Capes, CNPq, Embrapa entre outros órgãos governamentais
Fone@rnp (https://portal.rnp.br/web/servicos/fone-rnp)


Nenhum comentário:

Postar um comentário