quarta-feira, 13 de maio de 2015

IF Baiano participa da Comissão Organizadora de Congresso Internacional de Parasitologia




De 27 a 31 de outubro, acontecerá, em Salvador, o Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia (SBP) junto com o Congreso Latinoamericano de Parasitología (FLAP). E este ano o Instituto Federal Baiano (IF Baiano), pela primeira vez, participará da Comissão Organizadora.

Com o tema “Parasitologia: Passado, presente e futuro”, o evento traz como discussão “os desafios atuais da parasitologia e os fatores que levam a persistência, expansão, emergência e reemergência das parasitoses no Brasil e nas Américas, além de comemorar o cinquentenário da SBP”, afirma Fred Julião, coordenador de pesquisa do Campus Santa Inês.

O encontro que terá a participação de especialistas de mais de 20 países (América Latina e Espanha) é a maior oportunidade, segundo Julião, dentro das atividades da área. Para o professor Fred, a participação do IF Baiano em um evento de Parasitologia no mesmo ano em que conseguiu montar um laboratório no campus é bastante significativo. Entre seus planos acadêmicos, Julião pretende submeter oito resumos juntamente com estudantes.

Em entrevista ao Blog Bem Baiano, Fred Julião conversa sobre o Congresso e a oportunidade para o IF Baiano estar envolvido nesta temática.

Blog Bem Baiano – Como surgiu o convite?
Fred Julião - Em 2011, tive a oportunidade de participar do Congresso Brasileiro de Parasitologia promovido  pela Sociedade Brasileira de Parasitologia (SBP) a qual sou membro. Na ocasião, na companhia do presidente da SBP Regional Bahia, Artur Gomes Dias Lima, pleiteamos a realização deste evento na Bahia em 2015. Considere que o evento é bianual e que em 2013 já estava programado para Florianópolis. Foi aprovado!
Alguns meses depois, ainda em 2011, tive a felicidade de participar do Congresso Latino-Americano de Parasitologia promovido pela Federação Latino-Americana de Parasitologia (FLAP) na Colômbia. Na ocasião, fui portador dos documentos que trazia a proposta do evento latino-americano ocorrer junto com o brasileiro acertado para 2015. Este evento é bianual e, em 2013, também pude ir para o Equador onde conseguimos a confirmação da realização deste evento na Bahia.
Fui convidado e estou como secretário-geral do Congresso.

Blog Bem Baiano – Como este evento contribui para impulsionar a Pesquisa no IF Baiano? Em especial, na área de Parasitologia?
Fred Julião - O Congresso aceita trabalhos de Parasitologia nas áreas humana e animal. O IF Baiano que tem caráter agropecuário e parasitologia é um dos principais fatores de importância econômica na criação de animais. Além disso, com maior ou menor grau, todas as regiões do estado possuem ocorrência de parasitos. Acredito que esses Congressos (Brasileiro e Sul-Americano) podem dar maior visibilidade nessa área que é, muitas vezes, desconhecida, portanto pouco explorada. Assim, promovendo ampliação do conhecimento entre servidores e estudantes.

Blog Bem Baiano – Você já sabe os trabalhos que serão submetidos? São projetos de pesquisa em andamento? Quais?
Fred Julião - Até o momento:
1. Importância das moscas no ensino de Biologia - TCC DEFENDIDO;
2. Nível de conhecimento sobre esquistossomose da população de área endêmica de esquistossomose - TCC DEFENDIDO;
3. Atividade lúdica no ensino de Biologia - TCC EM ORIENTAÇÃO;
4. Ensino de Parasitologia no ensino fundamental e médio - TCC DEFENDIDO;
5. Fatores de risco para leishmaniose tegumentar em uma área rural do município de Mutuípe-BA - TCC EM ORIENTAÇÃO;
6. Fatores de risco de ameba no município de Mutuípe-BA  - TCC EM ORIENTAÇÃO;
7. Ocorrência de esquistossomose em Cruz das Almas-BA  - TCC PARA ORIENTAÇÃO NO PRÓXIMO SEMESTRE;
8. Experiência de vida de um agente da SUCAN sobre os programas dos agravos sanitários na região do Vale do Jiquiriçá-BA - ORIENTAÇÃO PARA O CONGRESSO;
9. Histórico de esquistossomose no município de Santa Inês-BA - TCC PARA ORIENTAÇÃO NO PRÓXIMO SEMESTRE;
10. Ocorrência de parasitos em caprinos nos primeiros dias de vida - ORIENTAÇÃO PARA O CONGRESSO;
11. Ocorrência de carrapatos de abelhas em apiários da região de Santa Inês-BA - ORIENTAÇÃO PARA O CONGRESSO;

Outros trabalhos podem aparecer, mas a princípio só penso nesses que integram as três grandes áreas de Parasitologia: Artropodos, Helmintos e Protozoário.

Blog Bem Baiano – Qual impacto para a formação dos estudantes estarem apresentando pesquisas em um congresso internacional?
Fred Julião - De todos os orientandos, nenhum tem experiência em Congresso Internacional. Será uma oportunidade de conhecer os autores dos principais livros e referência nos diferentes assuntos da área.
No ano de 2013, no Congresso Brasileiro de Parasitologia, consegui oportunizar a participação de um aluno. Esse aluno havia participado, como coautor, de resumo que apresentei no Congresso Latino-Americano de Parasitologia no Equador, também em 2013. Nesse mesmo trabalho, também participou, como coautor, o aluno Jonas que já participou do trabalho dos pesquisadores de Ohio e Fiocruz sobre esquistossomose.

Blog Bem Baiano – Enquanto pesquisador, qual a sua maior expectativa e como agregar valor à sua vida profissional?
Fred Julião - Trabalho com Parasitologia desde 1993 quando ingressei na Faculdade de Medicina Veterinária. Mestrado e doutorado também foram trabalhando com Parasitologia. Maior status foi trabalhar com pesquisadores internacionais como Dr. Ueno (Agência de Cooperação Internacional Japonesa), Dr. Ronald Blanton (pesquisador americano que trabalha no Vale do Jiquiriçá), além de pesquisadores baianos de renome nacional e internacional: Dra Angela Ornelas e Dr. Roberto Franke (UFBA), Dr. Ítalo Sherlock, Dr. Edson Duarte e Dr. Mitermayer (FIOCRUZ). Todos na área de Parasitologia.
A expectativa desse evento é a oportunidade de conhecer e passar a ser conhecido por parasitologistas nacionais e internacionais, possibilitando futuras cooperações mútua, não só comigo, mas entendo que seja do IF Baiano com outras instituições.

Crédito/Banner digital: Comissão Organizadora do evento

Site do evento (apenas pelo navegador Internet Explorer)

Lattes de Fred Julião


Nenhum comentário:

Postar um comentário